Atividade função social do artista


Atividades: Função Social do Artista

01) Como podemos definir a função social do artista? É expressão da arte de acordo com a sua própria persuasão íntima, e de acordo com os grandes ideais da sociedade, buscando declarar lealdade a si mesmo, e a tudo o que é humano.

02) Descreva/Comente a trajetória da função social do artista? A função social da arte, hoje, é não arredar pé do humano, não abrir mão dos direitos mínimos do cidadão. O artista na pré-história era considerado um feiticeiro, ou xamã, era uma espécie de intermediário entre a sociedade e as forças ocultas da Natureza. Com a evolução da humanidade, o então artista confundiu-se com o sacerdote das civilizações agrárias. Mais tarde, o artista assume uma função particular: a de ilustrar os mitos coletivos, ou a de celebrar a sacralização do poder público.

03) Como o artista deve agir deve agir frente as mudanças que acontecem em sua vida? Como agir com ética diante dos desafios encontrados? Ser a favor do que, no homem, é básico, mesmo que ninguém o veja e  contra, quando se atinge aquilo que, no homem, é também básico: a sua liberdade política e religiosa. Uma obra carrega em si toda carga intelectual, emocional e da vivência daquele que a produz. Ao percebermos as mudanças de características das obras de arte, podemos notar que os artistas que a fizeram também viveram essas alterações e inovações.

04) Podemos afirmar que o problema da função social da arte é extremamente complexo. Comente essa afirmativa.
O problema é que, por um lado, o artista pretende ser original, desejando expressar uma visão de mundo única, relacionando com seu próprio temperamento, com sua própria tabela de valores religiosos e sociais. Por outro, ele não é totalmente autônomo: irá precisar de pessoas que se interessem por sua produção. O artista não deve abrir mão de sua lealdade, seus princípios e valores.

05) Comente em pelo menos 10 linhas a função social do artista, os desafios encontrados e a necessidade de agir com ética no desenvolvimento de sua função.
O artista deve produzir de acordo com seus próprios valores e interesses, conciliando sua liberdade com as exigências da sociedade. É com a arte que os homens podem expressar seus sentimentos, suas angústias, tristezas, felicidades. Considerada por algumas pessoas como “descartável”, a arte tem sua função social, de resgatar histórias, mudar vidas. O artista ou deve ficar fiel a si, às suas próprias convicções; ou aderir a alguma das grandes utopias, e tentar promovê-la. Digamos que o artista prefira uma espécie de solução central: terá, então, de curvar-se às exigências do dinheiro, das galerias de moda, dos apelos paroxísticos da mídia. O artista não deve abrir mão dos direitos mínimos do cidadão.


Comentários